quarta-feira, 31 de março de 2010

Maglev para uma nova geração

Para entender o que é um Maglev e como ele funciona tem que saber primeiro o que é SUPERCONDUTORES e como funciona.

Supercondutividade (SC) é uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, para conduzir corrente sem resistência nem perdas, funcionando também como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura crítica.
Esta propriedade foi descoberta em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia quando resfriado a 4K (-452°F, -269.15°C).

Pode-se perceber o funcionamento com o experimento do video abaixo:


Agora vamos a apresentação do Maglev.



é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 km/h e também projetos como o Maglev 2000 que, utlizando túneis despressurizados em toda a extensão dos trilhos, chegariam à marca de 2000 MPH (3200 km/h)).Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha comercial, o transrapid de Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong em apenas 8 minutos.



Observações: O Maglev ainda é um projeto muito caro por toda a tecnologia usada , mas seria muito ulti na vida das pessoas se fosse possivel ter esse meio de transporte no dia-a-dia. Pois assim evitaria muitos engarrafamentos e transtornos. Mas para isso acontecer ainda teremos que esperar um bom tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário